quarta-feira, 16 de novembro de 2016

2016 - AGOSTO POEMADO

(Samuel Barrêto, Francisco Brito, Ana Neres e eu)

          Seleção de alguns poemas compostos em agosto de 2016:


NÃO SE DISFARÇA O TEMPO



Eu vivo como gosto de viver
e, nisso, até com a saúde brinco,
a me envolver, sempre com muito afinco,
em incessantes buscas por prazer.



Entendo que limites devo ter,
pois já chegando aos meus setenta e cinco,
caio e, às vezes, nas quedas eu me trinco,
mas, mesmo assim, não posso me conter.


Para dar-me o que acho que mereço,
finjo não escutar a voz da lei
natural a dizer-me que envelheço.


E, se à vaidade aceito dar abrigo,
pinto os cabelos brancos, mas bem sei
que disfarçar o tempo não consigo.

_____________________________________

 

QUADRINHAS



Sem ti eu - velejador -
largo o leme, perco o tino,
pois viver sem teu amor
é navegar sem destino.

____



Nenhuma má condição
de vida me rouba a graça
nem me faz provar o pão
que a mão do Demônio amassa.

____



Quem luta com humildade,
bondade, fé e esperança
transpira felicidade
e sucessos sempre alcança.

 ___________________________________



(Imagem do Google)

ANTE O ESPELHO DO QUE SOU

Hoje, só busco para um bom retiro
lugares planos, livres de taludes,
onde não sofra a paz a que eu aspiro
as influências das vicissitudes.


Quando no espelho do que sou me miro,
nunca me vejo um poço de virtudes,
mas sinto que no amor sempre me inspiro
para falar, agir, ter atitudes.


Sou mais de dar do que de receber,
dou o que posso, e o faço por prazer,
sem pensar em retorno como preço.


E, por minha ambição ser bem pequena,
aceito de maneira tão serena
que Deus me dê somente o que mereço.

_________________________




AMOR QUE NUNCA ACABA

Amor da juventude: uma promessa
de prazeres a dois, compartilhados
por toda a vida, imune aos maus olhados
que a inveja, contra o bem, sempre arremessa.


Assim não foi... Porém, em mim não cessa
o meu te amar - dos mais apaixonados -
mesmo depois de estarmos separados
por razões que a razão não nos confessa.


A força desse amor a ti é tanta
que te canonizei, te tornei santa
e, nos ritos de um culto tão perfeito,


ponho o que tenho em mim de mais sincero,
enquanto a cada instante te venero
num altar que te ergui, cá no meu peito. 

__________________________






HAICAIS

SOL POETA
    Da sombra ele sai,
lindo, e em céu claro surgindo
    faz este haicai.
____

PRESENÇA
    Mesmo longe, estás
tão presente em minha mente
    quanto em meus haicais.
____

BORBOLETAS
    Toques de jardim,
com belas cores, dão elas
    ao chão de capim!
____ 

SEXO
    Feito sem amor,
é comida deglutida,
    de pouco sabor.
_______________________



ÀS VEZES, NÃO ME ACHO EM TI

Mostras, de forma quase cristalina,
que para ti as nossas conjunções
carnais são desprovidas de emoções,
como se fossem atos de rotina.


Dizes que, desde os tempos de menina,
vens sofrendo bloqueio a sensações
de prazer, sem saber por quais razões
até no amor tal mal te contamina.


Tento entender. Mas, lamentavelmente,
chego a pensar que não me amas mais,
em face de a ocorrência ser frequente.


E toda vez que em mim se acende o facho
dessa suspeita que me afeta a paz,
eu me procuro em ti e não me acho.

_______________________ 
 


ESPERANÇA



Ao medo de morrer nada me atrela,
e mesmo sem saúde, combalido,
cada nova manhã me sinto nela
igual ao sol que surge, renascido.



Há pouco, a olhar o sol pela janela,
lembrando o que de bom tenho vivido,
participei de cena tão singela
que me deixou deveras comovido.



No braço me pousou um verde inseto,
conhecido por nós como "Esperança",
o qual deixei ficar ali, quieto,



e mentalmente lhe falei assim:
- Em tempos de tormenta ou de bonança,
tu és aquilo que não falta em mim!...


 (Imagem do Google)
 __________________


          
Obrigado pelo carinho da visita! 


                                             Kleber Lago



© Kleber Cantanhede Lago



2 comentários:

  1. Sou eu quem agradece poder fazer a visita. Seus poemas são maravilhas. Lê-los sempre me deleita! Abraços, poeta!

    Profª Rita

    ResponderExcluir