domingo, 8 de janeiro de 2012

Um pouco mais de haicais

Imagem importada(neivamachado.blogspot.com)

Tenho dito que escrevo haicais pelo prazer de envolver-me no fascínio que essa forma sintética de poesia, de origem nipônica, passou a exercer em mim, a partir de quando li Abel Pereira pela primeira vez. Sou um simples artesão nordestino do haicai que se serve do modelo “guilhermino” para falar da natureza ou de qualquer coisa que me traga a inspiração, no momento de compor.
É assim que me considero, neste contexto. Por isso, passa longe de mim a pretensão de situar-me no mesmo patamar de grandes haicaístas brasileiros, como Afrânio Peixoto, Guilherme de Almeida, Waldomiro Siqueira Junior, Jorge Fonseca Júnior, Wencerlau Morais, José Maurício Mazzuco, Fanny Luíza Dupré, Abel Pereira, Oldegar Vieira e outros mais, cujos nomes remetem ao que há de melhor nessa forma singela, mas tão expressiva, do dizer em verso.
Contudo, não posso esconder a minha satisfação em verificar que a página HAICAI – FASCINIO...ENVOLVIMENTO tem sido uma das mais visitadas do meu blog, diretamente ou através de outros blogs como os de Paul Getty, Pedras Verdes e, mais acentuadamente, o de Oldegar Vieira. Parece-me um sinal de que os leitores gostam dos haicais que escrevo. A propósito, há mesmo um comentário em que a leitora me pede que eu publique outros de minha lavra. E é o que passo a fazer:


   TRANQUILIDADE
   O homem que elude
maus ventos de seus momentos
   respira quietude.

   EM ÊXTASE
   Flutuar de amor...
Sugar-te, imitando a arte
   desse beija-flor!

   ALVORADAS
   Pelas cercanias,
tantos galos com seus cantos
   acordando o dia.

   SILÊNCIO
   É ele que diz
tudo de mim, quando mudo
   fico, de feliz.

   PROMISSÃO
   Semente caída
na terra úmida encerra
   promessa de vida.

   LEVEZA
   Flutuando, a pluma
se solta num vai-e-volta
   e some na bruma.

   REALIZAÇÃO
   A vida é completa
se ponho o amor em meu sonho
   e viro poeta.
   BRISA
   Trouxe, do jardim
para a sala, o odor que exala
   do pé de jasmim.

   PIRILAMPO
   Ponto cor de prata
de luz, que cresce e reluz
   no escuro da mata.

   ECLIPSE
   Que noites sombrias!
Creio que algo está no meio
   da luz que me envias.

   QUEDA
   Gota cristalina
se escoa e no chão se esbroa,
   quando a flor se inclina.

   DETERMINAÇÃO
   Lutar por espaços
na vida, sem temer lida
   e sem poupar passos.

   ESPELHO
   Noite de luar...
Espio e vejo, no rio,
   o céu se banhar.

SUAVE CASTIGO
   Amar a mulher
e ter sempre que viver
   tal como ela quer.
   REMAKE
   Beijo em que se prova
o calor de um velho amor, 
   numa boca nova.

   SEM DESTINO
   Fazer a jornada,
sozinho, por um caminho
   que não leva a nada.

   HIDROFILIA
   Amor doentio
às lentas águas barrentas
   do meu velho rio.

   ASFIXIADO
   Ofego e procuro
um lugar, onde inalar
   um pouco de ar puro.

   AO LUAR
   Olhando a cascata,
parece que a água desce
   em fios de prata.

   MENSAGEM MATINAL
   No dia que nasce,
preciso ver um sorriso
   a luzir-te a face.

   REGRESSO
   Volta a primavera:
flores, perfumes e cores...
   Valeu a espera!


Por ser eu um artesão disciplinado, todos os artefatos (haicais) do meu artesanato contêm os mesmos elementos característicos: um verso de sete sílabas entre dois de cinco, título e rima. Perdoem-me, não consigo afastar-me dessa linha.
Kleber Lago

3 comentários:

  1. Li e gostei. Você é um poeta maranhense que se junta com mérito aos meus conterrâneos baianos que cultivam esse tipo de poesia sintética. Parabéns!
    J. MARTINS

    ResponderExcluir
  2. Kleber,
    Seus haicais, como tudo nais que você escreve, por si sós se elogiam.
    MÁXIMO FIGUEIRA

    ResponderExcluir
  3. Lindos haicais! Muita inspiração e criatividade!
    Cláudia Arôso

    ResponderExcluir