quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Sonetos de Amar e Escrever II



CONTEÚDO DESTA POSTAGEM
TÍTULO DO SONETO
PG. DO LIVRO
EMBRIAGUEZ DE ENCANTO
29
MEU AMOR POR VOCÊ
31
AQUI E AGORA
33
ESCUTO TE3US OLHARES
35
SORTE
37
VISITA A MOMENTOS DA INFÂNCIA
39
REVEZAMENTO
41
MUSA
42
CONDIÇÃO SINE QUA NON
45
POR CAUSA DOS EXCESSOS
47
ENXERTIA
49
ENTRE VITÓRIA E DERROTAS
50
REFLEXÕES (EM OUTRO PLANO)
53
POTENCIAL
54
TUDO POR AMOR
55
SER FELIZ
57


                                                                                                                                                                    
                                                                             11
       EMBRIAGUEZ DE ENCANTO
  
Seguindo a esmo pela manhã clara,
Parei ao ver, a dez passos de mim,
Um tipo deslumbrante de jardim
Que a própria natureza ali plantara.

Flores bordando um manto de verdores!...
À luz do sol, instantes alternados
De pousos leves e balés alados
De lindas borboletas multicores!...

Se foi um sonho, o sonho aconteceu
Para satisfazer minha estesia,
Com a combinação de luz e cor

De um quadro mais que lírico, em que eu,
Ébrio de encanto, já nem distinguia
O que era borboleta e o que era flor!...

12
            MEU AMOR POR VOCÊ
  
Espírito e matéria para o amor:
Sapiência divina, na receita
De que Deus se serviu para compor
O poema dualista mais perfeito!

Alma sonhando!... Corpo com calor!...
É como a amo, pois que de outro jeito
Não seria capaz nem de supor
Que eu pudesse sentir-me satisfeito.

Não sei se minha ótica é correta,
Bem como se não é meu perceber
Simples deslumbramento de poeta.

Só sei que é grande o meu amor. E creia
Que, se comparo, sou capaz de ver
Todo o universo como um grão de areia! 

 
                                                                              13
                 AQUI E AGORA
  
Vou parafrasear velho ditado
para lembrar a “quem guarda com fome”
que tudo aquilo que se tem guardado,
muitas vezes, “o bicho vem e come”...

Sabe-se o que é presente e o que é passado,
porém futuro ainda é só um nome
dado ao que, simplesmente idealizado,
vira dúvida atroz que nos consome.

E antes que eu prove que um mais um são dois,
toda a minha esperança num depois
pode a morte apagá-la de repente.

Por isso, a cada instante, a cada hora,
eu me dou por inteiro, aqui e agora,
enquanto estou vivendo o meu presente.

14
         ESCUTO TEUS OLHARES
  
Nada mudou nos íntimos instantes
a que ainda nos temos dado tanto:
tudo se mostra igual ao que era antes,
em matéria de amor, ternura e encanto.

E aqui estamos nós, ternos amantes,
em livre entrega de um ao outro, enquanto
efeitos aromais inebriantes
o amor produz e espalha em nosso canto.

Assim, depois que o corpo te pontilho
de beijos, sinto em teus olhos felizes
um desejo exprimir-se em forte brilho.

E te atendo, apesar de te calares,
pois escuto o que, em suplica, me dizes
na voz silenciosa dos olhares.

 
                                                                              15
                     SORTE
  
Juntos como sabor e cheiro em vinho,
nós dois – tu para amar-me, e eu para amar-te –
gozamos o calor do mesmo ninho,
sem permitir que nada nos aparte.

O nosso amor se nutre com carinho,
e cada um de nós faz sua parte,
tal como neste instante, agarradinho
contigo, aos beijos, fico a confessar-te

que, sem nenhuma dúvida, querida,
pretendo dar mais uns milhões de passos
caminhando a teu lado pela vida,

porém se agora me levasse a morte,
o fato de eu morrer entre teus braços,
muito além de prazer, seria sorte!...  

16
VISITA A MOMENTOS DA INFÃNCIA
            
Ao voltar para a infância o pensamento,
vejo a pequena Vera na calçada
e com ela combino um casamento,
igual àqueles dos contos de fada...

Sinto, também, a angústia do momento
em que ela parte, pelos pais levada,
e eu começo a amargar o sofrimento
de perceber minha ilusão frustrada.

E eu lá... Ainda pré-adolescente,
já poetando um fim de fantasia
e a cena que ficou em minha mente,

a golpear-me como dura clava,
onde a doce esperança que partia
dava vez à saudade que chegava...


                17
             REVEZAMENTO
  
A vida é luz. Por isso mesmo, quando
uma foge de nós, outra aparece,
e enquanto luzes vão se revezando,
nossa alma se apraz e se embevece.

No mundo tudo ocorre sem desmando,
conforme o Criador estabelece:
é o Sol toda tarde declinando
no horizonte, onde o azul sempre enrubesce...

É, após cada lírico arrebol,
cansado e sem fulgor, buscar o Sol
um lugar no Ocidente, onde se acoite,

para a Lua, que logo se aparata
com seu luzente encanto cor de prata,
assumir o papel de “Sol da Noite”.

18
                     MUSA
  
No dia em que me aproximei de ti,
eu – já fazendo as vezes de poeta –
entre outras tantas musas, te escolhi
para seres a minha predileta.

Não demorou, contigo me envolvi
em relação mais forte, mais direta,
e não bastasse, ainda me senti,
diante do mundo, um verdadeiro esteta.

Então, passei a dedicar-me mais
à busca de expressar poesia em versos,
sob os impulsos de vontade extrema.

No entanto, se ao meu lado não estás,
sentindo os pensamentos tão dispersos,
não consigo escrever um só poema...


                                                                              19
            CONDIÇÃO SINE QUA NON
  
Numa manhã de sol; na queda de uma folha;
na leveza da pluma a flutuar ao vento;
na noite de luar; na rosa que se colha
para ofertá-la a quem nos traz contentamento...

Num abraço de amor de alguém que nos acolha;
nos cuidados da mãe, com seu olhar atento;
e até mesmo no ato em que pequena polha
agacha-se e se entrega ao acasalamento...

Enfim, no que ele vê, tateia, pensa ou sente,
acha o versejador a poesia latente,
pronta a fazer-se verbo, em variados temas.

Mas na satisfação de tal desiderato,
bom poeta será somente quem de fato,
mais que versos, mostrar poesia em seus poemas.

20
         POR CAUSA DOS EXCESSOS

Uma aurora; um poente; um sobe e desce
de marés; uma noite enluarada;
um rio a desenhar curvas em esse;
um bando a levantar-se em revoada;

uma ave canora que emudece
ao se ver de repente engaiolada;
um grupo humano ajoelhado em prece;
um... (paro aqui, sem escrever mais nada)

Não falha! Em referência aos meus poemas,
sempre deixo incompleto um rol de temas,  
em razão dos excessos que cometo.

Esse último eu pus de lado, quando
percebi que o estava organizando
na clássica estrutura do soneto...


                                                                              21
                   ENXERTIA
  
Tu apenas me vias, bem igual
a mim que também mal te conhecia,
até que a sorte provocasse um dia
entre nós um encontro “casual”.

Foi esse encontro o passo inicial
para uma convivência em harmonia
da minha incontrolável ousadia
e o teu recato comportamental.

Dois simples talos de distintos ramos,
de aparente incompatibilidade,
nos atraímos e nos enxertamos.

E desde então, vamos crescendo unidos,
dando, no amor, sustentabilidade
aos novos ramos de nós dois nascidos.

22
     ENTRE VITÓRIAS E DERROTAS
  
Sei caminhar descalço, numa boa,
Sempre que são de chão macio as rotas.
Pisar pedras, porém, não me atordoa,
Pois para isso calço minhas botas.

Por vitórias, minh’alma não entoa
O canto das vanglórias idiotas,
Porque, a exemplo de qualquer pessoa,
Também costumo ter minhas derrotas.

Mas, se caio e na queda me espedaço,
Nunca me abato, não me entrego ao pranto,
Nem fico a lamentar o meu fracasso.

Mesmo caído, tento dar um jeito
De juntar meus pedaços, e levanto
Assim que me apercebo já refeito.


                                                                              23
     REFLEXÕES (EM OUTRO PLANO)
  
Imaginei-me ao lado do Senhor,
no outro plano, a buscar em minha história
se o que Ele me ensinara sobre o amor
pude aplicar na humana trajetória.

Conferi tudo, sem tirar nem pôr,
e concluí ter sido meritória
minha acolhida para o esplendor
da vida, no imortal Reino da Glória.

Isso inferi, em face do prazer
que eu sentia, ao deitar-me, consciente
de que amei sem retorno pretender,

como recomecei cada manhã,
feliz, minha missão de encontrar gente
para amar, cada vez com mais afã!

24
              POTENCIAL
  
Vida, palco de cenas conflitantes,
no qual o personagem, feito ator,
deve atuar tornando-se vetor
só do bem, para si e os semelhantes.

Mas é preciso que se cure, antes,
de todo vício que possa supor
capaz de provocar o desamor,
como o egoísmo e suas variantes...

Quanto a mim, aprendi o uso perfeito
da droga certa para cada mal,
longe dos chás de duvidoso efeito.

E já posso, por minhas atitudes,
acreditar no meu potencial
para ser praticante de virtudes.


                                                                              25
        TUDO POR AMOR
  
Se hoje posso fazer seja o que for
como prova de quanto te mereço,
para nunca perder o teu amor,
decerto, pagaria qualquer preço.

Poderia mudar a forma e a cor
 de tudo e virar tudo pelo avesso;
seria, mesmo, até capaz de pôr
o fim e o meio antes do começo.

Se porventura, por ter-me excedido
nesse te amar, me fosse conferida
uma das formas de letal castigo,

no instante do meu último pedido
suplicaria um dia mais de vida
para  de amor eu me exaurir contigo!

26
              SER FELIZ

Ninguém no mundo sabe, na verdade,
Um conceito que a torne definida,
mas todos buscam a felicidade,
por entendê-la imprescindível à vida.     

Ser feliz!... Ideal feito vontade,
na qual toda pessoa em si lapida
essa esperança de que, um dia, há de
ver a vontade em fato convertida. 

No meu afinco para ser feliz
de cada desprazer fiz um prazer,
de cada pesadelo também fiz

um sonho, leve de sonhar e lindo,
razão por que todos me podem ver,
até quando a dormir, sempre sorrindo!

                                                              [Lago, Kleber. Amar e Escrever. São Luís: KCL, 2014]

Nenhum comentário:

Postar um comentário